top of page
Buscar

14 Dicas para Decorar a Casa


Uma prática comum para quem procura renovar a decoração da casa é pesquisar na internet ou em revistas para obter inspirações e dicas de decoração. Pois a Lusalar vai ajudá-la/o. siga as nossas 14 dicas para a decoração.

Dicas e inspirações de como fazer uma decoração que vai fazer brilhar cada espaço da sua casa e sem precisar de grandes reformas. Vamos lá!


 

1. Defina qual o estilo de decoração quer.

Uma das primeiras dicas de decoração para a casa é saber qual é o estilo de decoração que você procura, se prefere uma casa rústica, moderna, minimalista ou mesmo com uma decoração industrial, pois é mais fácil quando chega a hora de escolher os móveis, objetos decorativos, cores e revestimentos.

Os apartamentos antigos possuem um pé-direito mais alto, no entanto, os novos empreendimentos podem abrir mão do rebaixo em gesso para criar um toque diferente. Com a pintura até 2,00 metros é possível criar a impressão de um ambiente mais longo através dessa técnica simples que você mesmo pode fazer.

Mostramos alguns exemplos de cores que pode escolher para a sua casa:




 

2. Veja todos os detalhes técnicos

Esqueça a expressão “acho que cabe”. Antes de qualquer mudança, grande ou pequena, é fundamental medir móveis e espaços da casa. Esse cuidado serve não só para planear os ambientes, mas também para garantir que um possível novo mobiliário passe pelas portas, corredores e elevador (se houver).

Verifique se existem pontos elétricos nos lugares em que estes serão necessários. De que adianta projetar o layout de um pequeno escritório, por exemplo, se não há tomadas próximas de onde vai ficar a sua secretária de trabalho? Fique atento aos detalhes estruturais e procure a orientação de profissionais especializados se for necessário.


 

3. Escolha móveis com o mesmo estilo

Uma dica de decoração para trazer mais harmonia aos ambientes é escolher móveis que possuam o mesmo padrão.

Os têxteis certos podem fazer toda a diferença.

Não subestime o poder de cortinas, tapetes, mantas e capas para sofás e cadeiras. Até umas almofadas bonitas e com design são capazes de dar uma nova cara e conforto ao ambiente da sua casa.

Veja algumas sugestões disponíveis aqui na loja Lusalar:






 

4. Invista numa boa iluminação

A iluminação é uma das dicas de decoração mais importantes, pois ela pode influenciar tanto na sensação de conforto quanto na beleza dos ambientes. Principalmente de lugares como os corredores, sala e escritório.



 

5. Saiba escolher aparelhos certos e com design e cores certas

O design dos seus aparelhos eletrónicos e dos eletrodomésticos pode influenciar muito na decoração do seu lar, principalmente quando falamos em dicas de decoração para a cozinha ou a sala.

 

6. Integre os ambientes

Quer mais sensação de amplitude para a sua casa? Então, uma das dicas de decoração mais importantes é integrar os ambientes aproveitando melhor o espaço em comum.

 

7. Tenha em conta a circulação pela casa

Muitas das vezes esquecemo-nos, mas ao estruturar a decoração de um ambiente deve ter em conta como ficará a circulação pelo espaço. É muito importante deixar a casa mais funcional e prática para o dia a dia.


 

8. Caixotes em ação!

Os caixotes são ótimos para decorar a parede de casa, seja para organizar os brinquedos dos seus filhos ou para apoiar os objetos decorativos.


 

9. Use a regra do menos é mais

Mantenha um espaço considerável para garantir a boa circulação das pessoas. Não adianta incluir no décor uma mesa de jantar com seis cadeiras se as pessoas vão ficar apertadas e desconfortáveis, concorda? O importante é criar um clima aconchegante e agradável.

 

10. Preocupe-se com as áreas de circulação

Ainda sobre a escolha de mesas, saiba que o espaço entre a parede e as cadeiras precisa de ser no mínimo de 80 centímetros. Entre as cadeiras, o ideal é que sejam disponibilizadas com uma distância de 50 centímetros para tenha espaço suficiente para a zona dos cotovelos, não batendo na pessoa que está sentada ao lado. Se o espaço for limitado, no entanto, 30 centímetros costumam ser suficientes.

 

11. Aposte em espelhos modernos

O uso de espelhos é bastante comum na decoração das salas, quartos e no hall de entrada da casa, normalmente usado com o objetivo de ampliar o espaço. Só tome cuidado com o tamanho, para que o espelho não fique grande demais, acabando por deixar o ambiente demasiado carregado.

Algumas sugestões que pode encontrar aqui na sua loja online:



 

12. Aplique papel de parede que simulam pequenos tijolos numa das paredes

Certamente que tem reparado na quantidade de imagens de salas e quartos que usam em paredes dos mais variados espaços da casa, este efeito que está tão na moda nos dias de hoje, certo? Pois eles ficam especialmente bonitos na sala. Dá um ambiente mais acolhedor, e para quem gosta de mobiliário em madeira, ou uma decoração de estilo industrial, ficam perfeitos. Deixamos aqui algumas inspirações:


Tijolos na cor tradicional ficam mais interessantes quando harmonizados com elementos de uma decoração industrial — tons cinzas no sofá e nas poltronas, móveis metálicos, iluminação amarelada e revestimento que reproduz madeira no chão. Com os diferentes tons de tijolos existentes, é possível construir projetos de todos os tipos.

 

13. Inclua plantas e flores na decoração

Como existem inúmeras opções diferentes de plantas, cada uma com um visual harmonioso para um estilo de decoração, é preciso escolher corretamente. Em uma sala contemporânea, por exemplo, vasos pendurados no teto ou suculentas em potes pequenos fazem sucesso. Já numa casa de campo pode trazer flores em vasos pequenos espalhados pela sala, especialmente nas janelas. Até mesmo uma decoração industrial pode usar plantas.

 

14. Equilibre estética e funcionalidade

Decorar é o ato de organizar um espaço procurando o melhor resultado possível, que combine estética e funcionalidade na medida certa. De nada adianta escolher uma estante lindíssima, por exemplo, se ela não oferece espaço suficiente para organizar os pertences dos moradores da casa.

O ideal é nunca esquecer a estética, mas tendo sempre em mente a funcionalidade ao trabalhar em qualquer projeto. A partir desta premissa conseguirá fazer opções que privilegiem esses aspetos fundamentais da decoração de interiores. E não se esqueça, qualquer decoração deve refletir a sua personalidade, para não se fartar rápido dela.

A decoração de um ambiente é um exercício perfeito para usar toda sua criatividade. É simplesmente sensacional conseguir trazer a nossa personalidade para cada ambiente, deixando-o como o idealizado.



54 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page