Criada com recurso a equipamentos da mais avançada tecnologia de origem alemã e matérias-primas nacionais e estrangeiras rigorosamente selecionadas, a porcelana Costa Verde prima pelo elevado índice de qualidade.
A fábrica conta com um impressionante parque de máquinas:
1 Máquina de enchimento automático
1 Forno de decoração com 60 metros
10 Prensas isostáticas
2 Fornos de vidrado com 60 e 75 metros
2 Fornos de chacota com 50 e 65 metros
3 Máquinas de enchimento em alta pressão
4 Máquinas de contramoldagem do tipo Roller
Eficiência energética
A Costa Verde monitoriza os tipos de energia consumida nos diferentes equipamentos. Foram instalados sistemas de recuperação de ar quente que permitem a redução das emissões de CO2 e uma diminuição de 10% nos custos energéticos.
Em parceria com a Helexia, foram colocados 3.696 painéis fotovoltaicos na cobertura das instalações da Costa Verde, dando origem a uma central com a potência de 1.000 Kw.
A produção de energia elétrica para autoconsumo resultou em múltiplas vantagens:
Redução de 20% nos custos com energia elétrica;
Melhoria em 3,5% da eficiência energética;
Produção de energia limpa e 100% renovável (menos 620 toneladas de CO2 emitidas por ano);
Produção própria de 25% da energia elétrica consumida;
Rentabilização da cobertura da fábrica.
Projectos Costa Verde
Cerwave
Focado na cozedura de porcelana assistida por micro-ondas, com o objetivo de reduzir o consumo energético, obter ciclos de cozedura mais curtos e reduzir as emissões de CO2.
Printcer3D
Solução de impressão 3D por inkjet em pó de porcelana.
Robocer
Projeto de impressão 3D em pasta de porcelana.
Kaizen
Através da reestruturação e otimização nos postos de trabalho, este projeto iniciado em 2007 melhorou a produtividade e o lead time do produto. Numa segunda fase, foi implementado aos setores administrativo e comercial, estando neste momento toda a organização orientada sob o Sistema Kaizen.
MES – Manufacturing Execution System
Solução desenvolvida pela Critical Manufacturing lê em tempo real os dados gerados por equipamentos inteligentes, tais como autómatos, robots e sensores, e permite à Costa Verde uma maior eficiência operacional. Assim, as encomendas dos clientes são tratadas nos equipamentos produtivos, em comunicação direta com o ERP. A iniciativa explora algumas conceções inovadoras no âmbito da Indústria 4.0, estando a Costa Verde preparada para alargar o conceito no futuro.
Premicer
Iniciativa desenvolvida em parceria com o INL e o CTCV que visa melhorar as características técnicas do produto através da aplicação da nanotecnologia.
FRHM – Fully Ready Handle Machine
Projeto inteiramente desenvolvido pela Costa Verde que resultou na criação de uma máquina de enchimento em alta pressão aplicado à produção de asas prontas para colagem. O equipamento é comercializado pelo construtor alemão SAMA.
Prensa Isostática de Chávenas
Máquina que permite a colagem robotizada de asas permitiu ganhos de 25% no custo de produção e uma melhoria de 31% na qualidade.
Minimum
Projeto de criação de peças de porcelana ecológicas desenvolvido pela Costa Verde em parceria com o CTCV, o CENCAL e o LNEG. Da utilização de matérias-primas recicladas, provenientes das lamas da estação de tratamento de águas, resulta um conjunto de cozinha multifuncional e amigo do ambiente, resistente ao micro-ondas, forno, frigorifico e congelador.
Scanner 3D – Reverse Engineering
Tem como objetivo a digitalização imediata em 3D de todo e qualquer produto, molde ou objeto, obtendo perfis e cotas de uma forma muito rápida e a cores.
Algumas Coleções Costa Verde
Coleção AGMA
Coleção ARIA
Coleção RUSTICO
Coleção DUO
Coleção UNIVERSAL
Coleção RAW
Coleção ECOS
Comments