top of page
Buscar

Dicas e Actividades para o Dia do Pai


Já sabe o que fazer no Dia do Pai a 19 de Março? Neste dia tão especial, a Lusalar vai lhe dar várias sugestões de sitios para visitar e actividades para fazerem em família. Além da hipótese de explorarem novos lugares e assuntos com os miúdos, o mais importante é que vocês ainda passam um precioso tempo de qualidade juntos.


Temos imensas recomendações e sugestões fabulosas que dão vontade de ir já a correr visitá-los… mas vai ter de ser aos bocadinhos.


Famílias: devido à situação atual do país, sugerimos confirmarem com os locais se os mesmos se encontram abertos.


O nosso país é rico em sítios para visitar com miúdos. Quando se fala em sítios para visitar com miúdos, há oferta para todos os gostos, de Norte a Sul de Portugal. Nestes passeios, pode juntar o útil ao agradável e associar o lazer ao conhecimento da cultura do nosso país.


SITIOS PARA VISITAR NO DIA DO PAI (E OUTROS) DE NORTE A SUL DO PAÍS:




ZONA NORTE




SEA LIFE Porto


Visitem o SEA LIFE Porto e mergulhem nas profundezas dos oceanos! Durante a vossa visita podem observar mais de 3000 criaturas marinhas, aprender tudo sobre as mais variadas espécies animais e participar em palestras e alimentações dos animais!


Localização: 1ª Rua Particular do Castelo do Queijo, 4100-379, Porto.




ZOO SANTO INÁCIO em Avintes


As espécies do Zoo Santo Inácio vivem em espaços amplos e em ambientes que recriam as condições dos habitats de origem, incluindo controlo de temperatura e humidade.

Um zoo com mais de 200 espécies de animais. Com a preocupação de proteger a vida selvagem, este parque possibilita a observação de animais em habitats amplos, recriando as características originais.

A sua família vai poder observar de perto um leão asiático, um lince europeu e um rinoceronte africano, entre muitos outros animais.


Localização: Rua 5 de Outubro, 4503 4430-809 Avintes, V. N. de Gaia.




NATUREWATERPARK em Vila Real


O Naturwaterpark tem para si emoções bem fortes. Numa aposta nos melhores cenários e desafios, deixe-se ir na onda das sensações mais divertidas. Se os seus filhos gostam de atividades aquáticas, então o Naturwaterpark, em Vila Real, é um sítio para visitar com miúdos de paragem obrigatória. Este parque, além das diversões aquáticas, disponibiliza muitos outros entretenimentos, como um parque aventura e campos de minigolfe.


Localização: Quinta do Barroco Póvoa / Andrães 5000-037 Vila Real




PENA AVENTURA PARK em Ribeira de Pena


Explore a natureza em família e venha descobrir os muitos desafios que o parque Pena Aventura tem para si. Além de fazer as delícias dos graúdos, o local disponibiliza também um parque radical direcionado para crianças. Podem fazer slide, arborismo, trampolim ou um circuito de tiro ao alvo.


Localização: Rua do Complexo Turístico de Lamelas, nº 2 - Portela de Santa Eulália4870-129 Ribeira de Pena




WORLD OF DISCOVERIES no Porto


Para embarcar numa viagem pela história dos navegadores portugueses, o World of Discoveries, na cidade do Porto, é um excelente sítio para visitar com miúdos e graúdos. O museu disponibiliza uma exposição temática e interativa que irá certamente conquistar toda a família.


Localização: Rua de Miragaia 106, 4050-387 Porto




PARQUE SERRALVES no Porto


A Fundação de Serralves está localizada no Parque de Serralves na cidade do Porto, onde está instalada a Casa de Serralves e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Uma coisa é certa: Serralves é amiga dos mais pequenos. E porquê? Porque não pára! Porque os seus esforços para entreterem e fazerem os miúdos descobrir novos mundos são contínuos ao longo do ano e sempre com imensa criatividade.

Todos os Domingos de Janeiro a Dezembro, há oficinas, jogos, percursos temáticos e muitas outras surpresas para filhos, pais, avós, amigos… É o chamado “Programa Famílias em Serralves”.


Localização: Rua Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto




MUSEU DO BRINQUEDO PORTUGUÊS em Ponte de Lima


O Museu do Brinquedo Português, está instalado na Casa do Arnado, no Largo da Alegria em Ponte de Lima. No seu acervo apresenta, por ordem cronológica, brinquedos portugueses desde os finais do século XIX até 1986. Um serão muito bem passado em família onde os graúdos voltam a ser crianças novamente.


Localização: Rua Largo da Alegria, 4990-150 Pte. de Lima




PLANETÁRIO DO PORTO


O Planetário do Porto divide-se em duas galáxias diferentes: na primeira, miúdos e graúdos têm a oportunidade de viajar até às estrelas, nas maravilhosas sessões desenvolvidas pelos terráqueos que ali trabalham. “O Vitor à descoberta do sistema solar”, por exemplo, é uma sessão adequada para meninos a partir dos 6 anos na qual o Vítor e o visitante fazem uma viagem à descoberta do Sistema Solar: ficam a conhecer melhor o nosso Sol, exploram todos os planetas principais, e ainda encontram os planetas anões e restantes corpos de pequena dimensão como cometas e asteróides.


Localização: Rua das Estrelas, 4150-762 Porto




ZONA CENTRO



DINO PARQUE na Lourinhã


O Dino Parque é um parque temático dedicado à história dos dinossauros e é o maior museu ao ar livre em Portugal. Esta exposição de dinossauros em Lisboa, na zona da Lourinhã permite observação de mais de 180 modelos de espécies de dinossauros à escala real e cientificamente comprovados, divididos pelos 4 mais importantes períodos da história da terra e da evolução da vida e pelo novo percurso criado em 2019, o dos Monstros Marinhos No Dino Parque na Lourinhã, irá aprender sobre a história do fantástico mundo e época dos dinossauros e animais pré-históricos, não só da sua passagem por Portugal, como em todo o mundo.


Localização: Rua Vale dos Dinossauros 25, 2530-059 Lourinhã




PORTUGAL DOS PEQUENITOS em Coimbra


O Portugal dos Pequenitos, na cidade de Coimbra, é um parque que representa o património arquitetónico, cultural e etnográfico de Portugal e da presença portuguesa no mundo. Por todo o espaço, encontra várias réplicas de edifícios e monumentos nacionais, tornando este num dos sítios de eleição para visitar com os miúdos.


Localização: Largo Rossio de Santa Clara, 3040-256 Coimbra




AQUÁRIO VASCO DA GAMA na Cruz Quebrada


O Aquário Vasco da Gama é um dos mais antigos do mundo e merece uma visita! Ao longo de 120 anos, o Aquário Vasco da Gama tem sido visitado por gerações sucessivas de famílias, de tal forma que faz hoje parte do imaginário de todos nós, que o visitámos em euforia em criança.

Localização: Rua Direita do Dafundo 18, 1495-718 Cruz Quebrada.




JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA

Quer ter a certeza que os seus filhos vão adorar o Dia do Pai? Então leve-os ao Jardim do Lógico de Lisboa.

Além de poderem ver ao vivo uma das melhores colecções de animais do mundo – são mais de 2000 animais e cerca de 360 espécies diferentes – ainda podem tirar partido das inúmeras atracções que complementam a visita.


Localização: Praça Marechal Humberto Delgado, 1549-004 Lisboa





OCEANÁRIO DE LISBOA


A Lusalar adora o Oceanário! Um grande aquário central, com 5 milhões de litros de água salgada. Quatro habitats marinhos criam a ilusão que estamos perante um só aquário e um só oceano. A visita desenrola-se em dois níveis, o terrestre e o subaquático, atravessando as águas temperadas, tropicais e frias dos diferentes oceanos do planeta. Aves, invertebrados, peixes, anfíbios, mamíferos e plantas e algas, no Oceanário de Lisboa encontra de tudo.


Localização: Esplanada Dom Carlos I s/nº, (Parque das Nações)1990-005 Lisboa




QUINTA PEDAGÓGICA DOS OLIVAIS em Lisboa


A Quinta Pedagógica dos Olivais é um jardim em Lisboa. Está localizada entre o aeroporto e o parque das Nações e é uma verdadeira embaixada do mundo rural, dentro de Lisboa. Esta Quinta desenvolve diversas actividades no sentido de promover o convívio entre pais e filhos


Localização: Rua Cidade de Lobito, 1800-088 Lisboa




QUINTA DA REGALEIRA em Sintra


A Quinta da Regaleira é um lugar mágico que vale bem uma visita.

Encontram-se mil recantos, grutas e lagos, torres e poços que comunicam através de escadas em caracol que lembram aventuras misteriosas e fantásticas.


Localização: Rua Barbosa du Bocage 5, 2710-567 Sintra




TAPADA NACIONAL DE MAFRA


Ao passarmos pelos grandes portões da Tapada Nacional de Mafra parece que entramos num mundo encantado verdejante. Quase que podia aparecer um duende a espreitar detrás de uma árvore. Riachos, sobreiros, carvalhos, pinheiros e fetos perfazem um cenário idílico.


Localização: Portão do Codeçal, 2640-602 Mafra




HELLOPARK no Parque da Serafina em Lisboa


O HelloPark encontra-se situado no Parque da Serafina em Monsanto. Um espaço muito grande, cheio de atividades, com muitos equipamentos preparado para receber todas as brincadeiras.

Passe um dia fantástico cheio com os miúdos ao ar livre e aproveite para explorar este parque enorme junto à cidade de Lisboa.


Localização: Parque Recreativo do Alto da Serafina, 1070-257 Lisboa




PARQUE DO ALVITO em Lisboa

Foto: CM Lisboa


Primeiro é um dos parques mais antigos da cidade. Quem não se lembra do avião cheio de ferrugem onde brincávamos quando éramos pequenos?

Em segundo lugar parque está realmente bem pensado. Tem 3 zonas diferentes de parque infantil conforme as idades: uma zona de torres multi-funções, dois baloiços para bebés, seis molas e quatro escorregas para os meninos até aos 5 anos; uma outra zona com com aranhas, escorregas, torres multi-funções para crianças dos 6 aos 12 anos.


Localização: Estrada do Alvito, Monsanto 1300 Lisboa.




ALDEIA TÍPICA JOSÉ FRANCO em Mafra


O pequeno mundo da Aldeia Típica José Franco moldado pelas mãos de José Franco (falecido em 2009) é visitado anualmente por milhares de pessoas. E, para além da exposição das figuras, no museu que lhe foi dedicado, os visitantes encontram réplicas à escala humana de muralhas de castelos, moinhos de vento, um parque infantil, uma pequena adega onde podem provar o vinho da região ou ainda a padaria, onde podem comprar o afamado pão com chouriço, entre outros. Na Aldeia de José Franco cabe a dedicação de uma vida à nobre atividade tradicional da olaria, expondo ainda a rica cultura artesanal do Concelho de Mafra.


Localização: Estrada Nacional 116, n.º 34, Sobreiro 2640-401 Mafra




MUSEU DA MARIONETA em Lisboa


Grande parte do espólio que podemos ver no Museu da Marioneta é constituído por peças portuguesas, pertencentes à Companhia das Marionetas de São Lourenço. No entanto, há também marionetas cheias de preciosos detalhes oriundas da Índia, China, Birmânia, Vietname, Tailândia, Indonésia, vários pontos da Europa e outros totalizando mais de 1000 peças.

Muito engraçada é a interatividade, pois além da possibilidade de imprimir fichas de informações e actividades antes de visitar o museu e levá-las de forma a tornar a visita mais dinâmica, podemos manipular algumas das marionetas durante a exposição.


Localização: Convento das Bernardas Rua da Esperança, n° 146 1200-660 Lisboa.




PAVILHÃO DO CONHECIMENTO em Lisboa


O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva é um espaço de divulgação científica e tecnológica e situa-se no edifício que, durante os 132 dias da EXPO´98, foi um dos mais emblemáticos pavilhões temáticos – o Pavilhão do Conhecimento dos Mares.

Durante da Exposição Internacional de Lisboa os visitantes puderam fazer uma viagem de exploração pelos mares na sua perspectiva história, técnica e humana tendo estado exposto na nave central um barco dos estaleiros de São Jacinto.


Localização: Largo José Mariano Gago nº1, 1990-073 Lisboa




PLANETÁRIO CALOUSTE GULBENKIAN em Lisboa


Acampar com as estrelas e viajar a um buraco negro entre marés são algumas das possibilidades astronómicas que o Planetário Calouste Gulbenkian oferece às crianças e adultos!


Localização: Empire Square, Praça do Império, 1400-206 Lisboa




JARDIM DA ESTRELA em Lisboa


O Jardim da Estrela, mais tarde renomeado Jardim Guerra Junqueiro, é um jardim público situado na freguesia da Estrela, em Lisboa, estando uma das suas entradas em frente da Basílica da Estrela. O Jardim da Estrela foi construído ao estilo dos jardins ingleses, de inspiração romântica.

O parque infantil é óptimo para os mais pequeninos com quatro baloiços próprios para bebés e brinquedos de mola para eles cavalgarem. Para os mais velhos também não faltam opções, com 4 baloiços, um leão e uma girafa com escadas e túneis, uma mini parede de escalada, e dois mini carroceis, e mesmo ao lado do parque, uma teia de aranha gigante excelente para escalarem.


Localização: Praça da Estrela 12, 1200-694 Lisboa



ZONA SUL




FLUVIÁRIO DE MORA em Cabeção


O Fluviário de Mora é um programa excelente até em dias de chuva. Sabiam que os peixes nunca dormem? E que os cágados são mais antigos que os Dinossauros? E que uma rã que coaxa em pleno dia é sinal de chuva?

O Fluviário de Mora é um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce, privilegiando o conhecimento e importância da sua biodiversidade, e sua relação com a humanidade.


Localização: Parque Ecológico do Gameiro, 7490-909 Cabeção




MONYTE SELVAGEM em Montemor-o-Novo


Não é todos os dias que podem ver tantos animais diferentes todos reunidos num só lugar. O Monte Selvagem é um espaço ao ar livre, de comunhão com a Natureza. É um parque de qualidade que respeita a Natureza e a nossa cultura e proporciona momentos agradáveis aos seus visitantes. Com vários espaços de sombra e de merendas.


Localização: Monte do Azinhal, Lavre 7050 Montemor-o-Novo




BADOCA PARK em V. N. DE SANTO ANDRÉ


O Badoca Safari Park é um parque temático localizado em Portugal, mais precisamente no Alentejo em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém.

Viva a aventura do safari e conviva de perto com zebras, girafas, orixes, gnus e muitas outras espécies que em plena liberdade o transportam para o continente africano.

Assista a uma magnífica apresentação de aves de rapina onde águias e falcões realizam voos livres e mostram formas de caçar as suas presas. Para um Dia do Pai inesquecível!


Localização: 170, 7501-909 Vila Nova de Stº André




CENTRO CIÊNCIA VIVA DO ALGARVE em Faro


Constitui-se num espaço interativo, integrante da rede de Centros Ciência Viva, voltado para as questões sobre a Natureza e a biodiversidade. O tema da exposição principal do C. Ciência Viva do Algarve é o MAR, com vários módulos dedicados ao mar, aquários o jardim “energia sem fim”, dedicado às energias renováveis, a estufa, e a açoteia, espaço com vários módulos e uma vista fantástica para a Ria Formosa.


Localização: Rua Cmte. Francisco Manuel s/n, 8000-250 Faro




CENTRO CIÊNCIA VIVA DE TAVIRA


O Centro Ciência Viva de Tavira localiza-se em Tavira, em Portugal. Foi inaugurado em 2005 por José Mariano Gago, Rosalia Vargas, Macário Correia e José Paiva. Constitui-se num espaço interativo, integrante da rede de Centros Ciência Viva, onde é possível explorar temas ligados à água e à energia.

Visite a exposição interativa sobre água com várias atividades interativas para as crianças, com atividades lúdicas e científicas nas tardes do verão.


Localização: Rua Cmte. Francisco Manuel s/n, 8000-250 Faro




SLIDE & SPLASH PARQUE AQUÁTICO em Estômbar


Um dos melhores parques aquático do pais e Europa, perto de Lagoa, com imensas opções de divertimento na agua, desde piscinas até escorregas de todos os tipos diferentes. Slide & Splash tem uma grande área de relva para relaxar e aproveitar o sol.


Localização: Vale de Deus 125, 8401-901 Estômbar




KRAZY WORLD em Algoz


Para um dia diferente recheado de entretenimento, o KrazyWorld tem vários animais exóticos, podendo disfrutar das piscinas para refrescar nos dias mais quentes, passeios de pónei, saltar nos insufláveis, jogar no minigolfe de 18 buraco ou experimentar Arborismo, percorrendo o cimo das árvores para uma experiência diferente.


Localização: Lagoa de Viseu - Estrada Algoz, 8365-907 Algoz




ZOOMARINE em Albufeira


Zoomarine é um parque aquático temático situado na região sul de Portugal, na freguesia da Guia, Albufeira. Foi eleito pelo portal de viagens TripAdvisor, em 2013 e em 2014, o sétimo melhor da Europa na sua categoria.

Um magnífico cenário com extraordinária representação de heróis.


Localização: N125 KM 65, 8201-864 Guia




QUINTA PEDAGÓGICA DE PORTIMÃO


A Quinta Pedagógica de Portimão tem uma área de lago, zonas verdes e de lazer onde podem encontrar vacas, burros, patos, galinhas, coelhos, cabras e ovelhas, entre outros animais característicos de uma quinta.

Tem ainda uma horta e um pomar e uma área específica para as ervas aromáticas.


Localização: 427 Aldeia Nova da Boavista, R. David Gonçalves Vieira, Portimão




KARTÓDROMO INTERNACIONAL DO ALGARVE em Mixolheira Grande


E que tal uma corrida a dois entre pai e filho?

Neste espaço em Portimão, para além das pistas normais, há também uma pista para crianças até aos 6 anos de idade, pelo que todos vão poder acelerar!

O Kartódromo Internacional do Algarve é, sem dúvida, um espaço de lazer e entretenimento para as famílias e as crianças mais radicais, que aqui encontrarão um local de grande diversão.


Localização: Sítio do Escampadinho, 8500-148 Mexilhoeira Grande.




PARQUE DA JUVENTUDE DE PORTIMÃO


O Parque da Juventude de Portimão é um espaço para crianças e para jovens que marca a diferença quanto a atividade para crianças e ocupação de tempos livres.

Trata-se de um parque de diversões onde não faltam um lago e a presença de animais.

No Parque da Juventude de Portimão é possível acelerar numa pista de carros telecomandados ou descobrir as curvas e contracurvas de uma pista BMX.

Neste espaço privilegiado de atividades para crianças, encontramos ainda um polidesportivo e um parque infantil equipado com uma diversidade abrangente de equipamentos, bem como um bar esplanada para um momento de descanso em família.


Localização: Urbanização Alto Pacheco LA, 8500-510 Portimão




PARQUE DA MINA em Monchique


Situado a 9km de Portimão, o Parque da Mina é o complemento perfeito às férias na praia e nos parques aquáticos!

No Parque da Mina vão poder viajar no tempo, visitando uma casa senhorial do séc. XVIII, assim como conhecer algumas tradições da Serra de Monchique, a mercearia, o sapateiro, a carpintaria, a costureira, a destilaria de medronho, a agricultura, o fabrico do pão e do mel, a extração de minério, o fabrico do carvão vegetal e ainda ver e interagir com muitos animais de quinta.

Vão explorar meios de transporte antigos, apreciar o miradouro, aventurarem-se na ponte suspensa sobre a cascata e perderem-se (de riso) num espaço de ilusões com labirinto de espelhos!

Há ainda espaços para diversão infantil e piqueniques em família!


Localização: Sítio do Vale de Boi, CCI 171, Caldas de Monchique, 8550-391 Monchique.




ZOO DE LAGOS


O Zoo de Lagos é um parque bem planeado e com muita sombra onde encontram mais de 150 espécies de animais, incluindo chimpanzés, morcegos da Tailândia, tartarugas e variadíssimas aves, entre lagos, jardins e parques infantis para a alegria dos pequenitos.


Localização: Medronhal - Quinta Figueiras 8600-013 Barão de São João, Lagos




PARQUE AVENTURA em Lagos


Estão a sentir-se muito radicais? Então o Parque Aventura de Lagos é o local certo para se divertirem em família!

Podem escolher entre desafiar os vossos limites e fazer arborismo – são diferentes níveis consoante a experiência e a idade dos participantes, mas a duração é sempre de 3h – ou jogar uma emocionante e divertida partida de paintball, principalmente se estiverem com mais famílias amigas e tiverem um número suficiente de adultos e abobrinhas prontos a disparar.

Para o paintball são necessários pelo menos 6 jogadores e todos os participantes têm que ter mais de 10 anos.

Para fazer arborismo a idade mínima é a de 4 anos.


Localização: Apartado 6058, Olhos de Água, 8200-992 Albufeira




PRO PUTTING GARDEN em Lagos


Gostam de golf? O Parque Pro Putting Garden é, além do mais, lindíssimo e com uma vista incrível sob toda a cidade de Lagos e o mar a perder de vista, pelo que aliam os momentos de união e desporto em família a uma visão panorâmica inesquecível.


Localização: Rua José Afonso 23, 8600-315 Lagos



AQUASHOW PARQUE em Quarteira

O Aquashow Park é o maior Parque Aquático e Parque Temático de Portugal, no Algarve, em Quarteira.

No Parque Aquático encontra a maior diversidade de escorregas para todas as idades e a maior Piscina de Ondas de Portugal onde toda a família se pode divertir em conjunto. Em cada ano inauguramos sempre novas atracções e 2016 não vai ser excepção, vamos inaugurar um escorrega, inédito em Portugal, onde irá desfrutar de novas experiências (para maiores de 1,20m) e para os mais pequenos vamos instalar diversos escorregas e despertar um mundo de sensações aquáticas.

Se gosta de testar os seus limites e adrenalina ao máximo ganhe coragem e atire-se do Maior Free Fall da Europa, inaugurado pelo surfista Garret McNamara.

No Parque Temático toda a família vai poder desfrutar de diversos momentos, um deles será andar na Maior Montanha Russa Aquática da Europa, entre outras atracções à sua espera.

À disposição de quem nos visita temos diversos serviços: snacks bares, aluguer de cacifos, quiosques, loja de souvenirs e serviço de fotografias.


Localização: Semino, E.N. 396 8125-303 Quarteira




 

Depois de escolher o sitio onde querem passar o Dia do Pai, deixamos-lhe algumas sugestões de brincadeiras muito divertidas para fazerem em família.





BATATA QUENTE


Nesta brincadeira vamos usar o telemóvel mas de uma maneira diferente...

Sente as crianças e adultos numa roda e programe a opção de timer na câmera fotográfica no seu telemóvel. Iniciada a contagem decrescente para o clique/disparo da fotografia , o telemóvel servirá de batata quente passando de mão em mão. Quando o tempo esgotar-se a fotografia não deixará mentir em que mão estava na altura do disparo. Depois de terminar a brincadeira é divertirem-se a ver as fotografias engraçadas.



TELEFONE SEM FIO


Vamos sentar todos numa roda. O primeiro participante pensa numa mensagem e diz ao ouvido de quem se encontra à sua esquerda (como os ponteiros do relógio). A mensagem vai passar de pessoa em pessoa e cada um vai transmitindo aquilo que entendeu. A última pessoa será aquela que irá dizer a mensagem que lhe foi passada em voz alta. O desafio é ver se a mensagem permaneceu a mesma do principio ao fim. Aviso: esta brincadeira pode render-lhe várias risadas.






CAÇA AO TESOURO


Definam um determinado espaço do sítio onde estão. O tesouro será escondido e o mapa do pirata será o local onde estão. Como recompensa as crianças vão ganhar abraços, beijos e muito carinho!



RÓTULO


Escreva em pequenos papéis diferentes “rótulos”: “sou triste”, “sou engraçado”, “sou zangado”. Cada jogador deve agarrar num papel e cola-lo na testa, sem olhar. Então, todos levanta-se e começam a circular. Cada jogador deve interagir com o outro de acordo com o que está na testa da pessoa que encontra. Da mesma forma, deve tentar descobrir o que está na sua testa por meio da reação dos outros.

A brincadeira é uma boa oportunidade para falar sobre as posturas sociais. Converse, após a brincadeira, sobre como as crianças se sentiram ao serem “rotuladas”. Será que fazemos isso no nosso dia a dia também?



DETETIVE


Escreva os nomes dos personagens em pedacinhos de papel: deve haver um narrador, um assassino, um detective e vítimas. Dobre-os e sorteie entre os jogadores. Não se esqueça que o número de papéis deve ser proporcional ao número de jogadores. Depois todos devem sentar-se em círculo, para conseguirem olhar uns para os outros. O narrador é o responsável por narrar a história da aldeia e definir a noite e o dia. Durante a noite, todos os jogadores devem fechar os olhos, excepto o narrador, que dará ordens ao assassino, sem revelar a sua identidade, para acordar e fazer vítimas. Ao amanhecer, as vítimas que tiverem sido tocadas devem dizer “morri”. O jogo só acaba quando todas as vítimas morrerem, o detective descobrir o assassino ou o assassino for expulso da aldeia. O detective, que não pode revelar a sua identidade, também pode ser morto durante a noite ou expulso da aldeia durante as assembleias diurnas. Há uma assembleia por “dia” onde os jogadores têm de decidir quem expulsam do jogo. É possível dificultar o jogo ou torná-lo ainda mais interessante, com novas personagens. Por exemplo, o beijoqueiro, que pode ressuscitar uma ou duas vítimas por jogo, ou uma dupla de namorados ou gémeos – se um morrer, o outro morre também.



QUEM É QUEM


Todos os jogadores devem escrever num post-it, sem mostrar a ninguém, o nome de uma figura conhecida (um actor, um personagem histórico, um músico ou um desenho animado). Depois devem colar o post-it na testa do jogador à sua direita. Por conseguinte, à vez, cada jogador deve fazer perguntas de resposta afirmativa (sim) ou negativa (não) ao grupo – se é real, se é inventado, se é mulher, se é moreno, por exemplo. O vencedor é o primeiro jogador que adivinhar o personagem escrito no post-it que tem colado à testa.



MORTO VIVO


Coloque as crianças e graúdos numa fila e fique em frente delas. Quando o líder disser "morto", todos devem-se de baixar, e quando disser "vivo" elas devem de se colocar em pé (ou levantar). O líder deve de ir alternando as palavras e as velocidades. Quem se enganar perde e vai saindo da fila. O último a ficar ganha.



BOLHAS DE SABÃO


Faça uma mistura simples de água com detergente e use o ingrediente secreto: uma colher de glicerina liquida que garante que as bolhas não rebentam facilmente. Podem reutilizar embalagens antigas ou usar u ma tampa e arame.



Esperemos que tenham gostado das nossas sugestões. Veja também várias ideias para prendas para o Dia

do Pai nas lojas ou no website da Lusalar.


No final deste dia maravilhoso é hora de descansar. :)



Desejamos a todas as famílias um excelente DIA DO PAI 2022!!!

86 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page